sábado, 29 de novembro de 2014

"Tenha um pouco de senso de humor"

Sabe algo que me irrita, e que geralmente falam para mulheres mais engajadas na causa feminista?
Outro dia estava lendo uma reportagem, e essa frase me apareceu.
Essa reportagem falava que uma página no Facebook, a Feminismo sem Demagogia, havia denunciado uma rede de loja pela estampa de uma camisa que incentivava a violência à mulher (o que concordo, mas não vamos entrar nesse assunto).
No meio a vários comentários de concordância com o ponto de vista da página, me surgem meia dúzia de homens, e pasmem, mulheres falando.
"Vocês precisam de um pouco de senso de humor."
Agora vamos analisar essa frase.
O que eles querem? Que ríamos quando um cara passa com uma camisa dessas, que achemos bonitinho quando o nosso namorado chegar usando essa camisa, que é uma clara referência a mim e a um possível suicídio? 
Não consigo entender. Claro que isso, pode até não ser culpa deles, não diretamente (não estou falando que eles estão certos em falar isso).
Vivemos numa sociedade em que tudo que possa ofender alguém que não é a pessoa que está falando é considerado piada. O famoso "Sem ofensas..."
Tudo o que é diferente de nós causa estranheza, e achamos que por isso podemos fazer piada.
Mas tem aquele famoso ditado "A sua liberdade termina onde a do outro começa".
E isso não é só visto no Facebook, atacando só as feministas. Na matéria mesmo vemos isso mais claramente.

"Agora neste país nada pode. Se fosse um homem e escrito namorado, iria rir (…). Se tivermos uma população bem orientada isto apenas seria uma simples piada como fazem de gays, velhos, surdos, aleijados e tantos outros perfis anormais para a sociedade. Vamos parar de transformar tudo em monstruosidade" 

Juro que isso me enraiveceu mais do o comentário anterior. Em três frases, esse homem consegue ofender mais de 3 grupos de uma vez só. Se pudesse ver desveria.
Mas o que eu não consigo visualizar é: o que seria um  "perfil normal" para esse homem? Se alguém me explicar juro que vou tentar entender. 

O que as pessoas não entendem é o quão ofensivo isso é, misógino e machista. E que nós mulheres temos que nos calar, que isso tudo é senso de humor. 
Então Ria.




domingo, 9 de novembro de 2014

25 Anos da Queda do Muro

Em 9 de novembro de 1989, o Muro de Berlim caiu.
Caiu a barreira que dividia a Alemanha em duas, ocidental e oriental, capitalista e comunista. Caiu a barreira que dividiu famílias, amigos, amantes. Caiu a barreira que dividiu o mundo. Caiu a barreira que era o marco comunista. Estados Unidos contra a URSS. "Bem" contra o "Mal". 
Obviamente sabemos que esse conceito de Bem e Mal é errôneo, ambos os lados cometeram erros grotescos e sabemos que essa guerra afetou não só o mundo como vidas.
Esse assunto é muito maior que a adoção de um sistema econômico. Isso afetou e afeta vidas, pessoas, seres humanos. Seres humanos que ficaram marcados pela Guerra Fria. Que de fria não teve nada. Todos eram suspeitos, todos eram culpados.
Espero que toda a vez quando olharmos essa data, lembremos o que ela significa, e até que ponto o ser humano pode chegar para conseguir o que quer.