terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

A Novela do Peso

Como milhões de mulheres no Brasil, e no mundo, sofro de efeito sanfona. Sim, o temido efeito sanfona.

Sempre achei o nome meio idiota, mas ok. Também nunca admiti que tinha. Por achar o nome idiota. Voltando... Já emagreci e engordei drasticamente umas 4 vezes na minha vida.Mas não é emagrecer e engordar 4 ou 5 quilos, estou falando de diferenças de 10, 15, 20 quilos entre um peso e outro. 

O fato é: Eu tenho que viver em dieta e ficar fazendo exercícios, e digamos que eu não sou a pessoa mais indicada para isso.
Mas se considerarmos os fatos é até perdoável, as primeiras vezes que emagreci e engordei estava no meio da minha infância. E o mundo pode até "abominar" a gordura, mas não facilita em nada. É doloroso para uma criança ser submetida a uma dieta enquanto todas as suas crianças à sua volta estão comendo seus biscoitos gordurosos e guloseimas gostosas. Uma vez, um garoto perguntou pra mim:

"Por que você toma refrigerante diet?"

Resumindo, vivia e vivo em um mundo em que a cada 5 minutos alguém joga algo não-saudável na minha cara.

Mas essa longa introdução foi a preparação para algo que me ocorreu há algum tempinho. Ano passado, eu realmente engordei,e esse ano eu estou tentando voltar ao meu peso de 2013, o fato não é agora, e sim antesEm 2011, eu pesava 70 quilos, 1,58 e 70 quilos. 
Obviamente não me encaixava no perfil magra, estava longe disso, no próprio ano comecei a dieta, sempre com acompanhamento médico (se você quer emagrecer, por favor, vá a um médico), o fato é em 9 meses, perdi 10 quilos, logo as pessoas começaram a notar.
Me parabenizavam, eu não gostava. Quero dizer, me parabenizavam por ter "evoluído"? "Estar melhor do que antes"? "Estar mais bonita"?

Ok, eu estava melhor do que antes, no sentido saúde. Mas ninguém elogia a saúde de uma pessoa. Sempre emagreço por saúde, e com 70 quilos ficava fadigada facilmente. Mas estar mais bonita não me parece válido. Significa que eu era feia antes? Só por ser magra eu estaria bonita? Não gostava disso. Sempre temos esse estigma de que uma pessoa acima do peso é feia, desvalorizada e preguiçosa. Não sabemos o que há por trás disso, mas não ligamos. Se ela é gorda logo não se cuida. Voltando para 2013, em dezembro eu fiquei doente e tive que ficar internada. Perdi uns 5 ou 6 quilos, lembrando-se sempre que pesava 60 quilos na época. Fui a uma festa e não é que vieram falar:

"Nossa você tá muito magra, tem que se cuidar mais!"
"Emagreceu demais."

A minha perda de peso nessa segunda ocasião não foi intencional, mas se tivesse, não seria da conta de ninguém. Mais uma vez, as pessoas falam sem pensar, não sabem a situação por trás, e dão pitaco. Se estou acima do meu peso, reclamam. Se emagreço demais reclamam também!

Mas aliás, o que é que eles querem?

Nenhum comentário:

Postar um comentário