domingo, 19 de julho de 2015

Quando foi que paramos de nos importar?

Nas últimas semanas, dois fatos me incomodaram muito.
O primeiro de um homem, que aparentemente assaltou uma loja e foi preso a um poste, e linchado.
O segundo foi de uma mulher na China, que estava no décimo andar ameaçando se matar e foi incentivada pela multidão a se jogar de lá de cima.
Os fatos em si não me chocaram muito, apesar da minha pouca idade, um linchamento e um suicídio não são as coisas mais chocantes desse mundo, banalização das coisas, eu sei.
O que me chocou foi que nos dois casos, eles filmaram e botaram na internet. O que me leva a pensar, quais são os limites da era digital? Ok... Ok. Temos a famosa deep web, que tem coisas muito pior. Mas estou falando da internet convencional, Twitter, Facebook... Whatsapp.
Imagens de pedófilos desmembrados, rodando livremente, em grupos de família, com pessoas raivosas vociferando: "Mereceu!"
Não vamos entrar no mérito de que você não pode acreditar em tudo que circula pela internet, a dita pessoa que cometeu um crime hediondo, pode ter sido vítima de uma injustiça, você não sabe.
Mas o quão isso ficou banal? Chegamos ao ponto que a privacidade das pessoas virou algo de domínio público, algo como a morte não seria respeitado, obviamente.
Chegamos ao ponto que um ângulo, um momento, uma foto, são reduzidos a um clique, uma visualização. Pessoas se preocupam em filmar e/ou fotografar algo do que ajudar alguém.
Ai eu pergunto, quando foi que paramos de nos importar?
Talvez, nós nunca estivéssemos nos importando afinal...

Nenhum comentário:

Postar um comentário