sábado, 27 de setembro de 2014

Idealizações

"O que você quer ser daqui a 10 anos?"
Minha amiga perguntou, para mim e mais quatro pessoas. O que uma pessoa planeja para o seu futuro? Como você se vê daqui a 1, 5, 10 anos?
Muitos respondem: "Ser feliz."
Mas o que é ser feliz para você? Vamos partir do principio que eu não estou te julgando, mas defina essa felicidade. Felicidade é uma coisa relativamente passageira, em um momento estou feliz, no outro não mais, e eu não to falando da ideia estereotipada de bipolaridade. Só que não acho que ser feliz seja uma meta de vida.
Todos temos um modelo do que queremos, e todos queremos chegar nessa tal felicidade. Na verdade, vivemos num mundo idealizado. Sempre temos metas, e essas metas, na maioria das vezes não foram criadas por nós. Elas já existem, as vezes acho que vivemos numa fôrma.
Os filmes nos dizem que só temos o nosso felizes para sempre depois que achamos "nosso amor verdadeiro", a maioria das músicas falam desse amor arrebatador que quando encontramos, não pensamos em outra coisa a não ser nele. A mesma história se repete, ou deveria, várias e várias vezes. Só tem um pequeno problema: Nossas vidas são diferentes, nós somos diferentes. 
São milhões de pessoas no planeta Terra, com pensamentos diferentes, não acho que dá para nos encaixarmos nos modelos pré-existentes. Mas no entanto, eles continuam ali.
E nem precisamos nos basear nos filmes:
Todos esperam que eu, como adolescente, faça coisas de adolescentes.
Mas o que seriam coisas de adolescentes?
Eu gosto de passar o dia inteiro na minha cama lendo um livro e tomando matte. E eu sou uma adolescente, logo, isso seria uma coisa de adolescente, certo?
Aparentemente, não.
Como adolescente, esperam que eu seja rebelde, saia, vá para festas, etc.
Eles esperam isso de mim, e eu também espero isso de mim, admito.
Mas isso não sou eu, não gosto de agitação, música alta, então, se eu não me encaixo naquele modelo, eu sou a errada.
E não é só comigo, esperam que as mulheres se casem e tenham filhos, pois se isso não acontecer, a vida delas não esta completa. Elas não possuem um "legado", então não servem para viver. Homens tem que ser macho, se eles forem um pouco mais cuidadosos com a aparência, são gays (porque sendo gay a pessoa deixa de ser homem e mulher, claro).
Entendem?
Vivemos num mundo idealizado, e consciente ou não, sempre tentamos nos encaixar nesse modelo. E todos os que estão aparentemente fora, são considerados estranhos e excluídos, o que na verdade, não existe.
Porque todos nós estamos fora desse plano idealizado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário